top of page

Profissionais competentes, graduados em educação física, pagam para possuir uma carteira do conselho regional de educação física (CREF) para que possam ter a permissão de atuar na área. É uma atitude boa que evitaria profissionais não capacitados de trabalharem pondo em risco a saúde do cidadão. "Evitaria" se o CREF fiscalizasse. Infelizmente o conselho apenas pega dinheiro de profissionais e não fiscaliza de modo que o que vemos na grande maioria das academias são profissionais descapacitados trabalhando, cometendo erros grotescos e pondo em risco a saúde dos clientes.

 

Um dos (muitos) erros comuns que ocorrem nas academias é o desequilíbrio de força.

 

Explicando: vários músculos atuam em uma articulação movimentando para lados opostos. Por exemplo, na articulação do cotovelo temos o bíceps que realiza a flexão de cotovelo e do lado oposto o tríceps que realiza a extensão do cotovelo. São dois músculos opostos que movimentam a articulação para lados opostos. esses músculos opostos são chamados de antagonistas.

Músculos antagonistas devem ser treinados com o mesmo empenho, pois, se um lado for mais treinado que o outro vai gerar um desequilíbrio da tensão muscular na articulações o que pode gerar problemas futuramente.

 

Alguns casos comuns que acontecem nas academias são:

1- Peito/ Costas: ocorre principalmente em homens. Alguns se empenham demais no treino de peito e esquecem um pouco do treino de costas o que gera a médio prazo uma posição cifótica (ombros para frente, famosa corcunda) gerando a longo prazo dores e desvios na coluna.

 

2- Anterior/ Posterior de coxa: Esse caso acontece normalmente com mulheres que realizam dezenas de agachamentos e outros exercícios para a parte da frente da coxa negligenciando um pouco a parte de trás da coxa o que irá gerar uma pressão desigual na articulação do joelho e problemas futuros.

 

3- Abdomen/ Paravertebrais: Esse é o caso mais comum nas academias. Muitas pessoas fazem dezenas de abdominais, porém, dificilmente vê-se alguem realizando um exercício para os paravertebrais que são os antagonistas do abdomen, logo, um exercício paravertebral é o contrário de uma abdominal, deitando-se de barriga no chão e elevando os ombros do solo. Com o abdomen muito treinado e os paravertebrais fracos futuramente dores na lombar irão visitá-lo.

 

Esse é apenas um dos vários erros cometidos nas academias, por isso, dê preferência sempre à supervisão de um profissional bem capacitado. Você pode até pagar um pouco mais caro, mas, é melhor que pagar mais caro com sua saúde.

 

Prof. Saulo Bezerra

Desequilíbrio de Força:

Um erro comum nas academias

bottom of page