top of page

Afinal, o que é Gordura Trans?

Concerteza você ja ouviu falar nessa substância. Atualmente todos sabem o quanto esta substância é prejudicial ao nosso organismo.

As Gorduras Trans são gorduras insaturadas hidrogenizadas. As gorduras insaturadas se encontram em forma líquida em temperatura ambiente ao passarem por um processo de hidrogenização tomam uma forma mais sólida (como exemplo as margarinas). As gorduras trans nascem quando neste processo de hidrogenização ocorre uma reorganização de sua cadeia química. O limite de consumo diário desta substância é 2g


Segundo Paula Sato as gorduras Trans começaram a serem usadas a partir da década de 50 pois acreditavam que esta seria mais saudável que as gorduras saturadas. Porém atualmente sabe-se que estas são ainda mais prejudiciais que as saturadas. Aumentam os níveis de LDL (colesterol ruim) e diminuem os níveis de HDL (colesterol bom) o que aumenta o risco de uma doença cardiovascular.

Esta gordura é tão prejudicial que em alguns países chega a ser proibida como por exemplo na Suíça e Dinamarca.

A Anvisa permite que o fabricante diga que o produto é livre de gordura Trans quando este produto possui menos de 0,2g desta gordura, portanto, mesmo quando o produto diz ser livre de gordura trans, ainda existe a possibilidade de que ele contenha esta substância.

Paula Sato dá o seguinte exemplo: "Ou seja, se a embalagem traz os valores referentes à porção de dois biscoitos e esses contiverem 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas, na verdade, se uma pessoa comer 20 biscoitos terá consumido os 2g da gordura"

Portanto a melhor maneira de descobrir se um produto possui Gordura Trans é olhando seus ingredientes. Se possuir o termo Gordura Hidrogenizada ou Gordura Interesterificada este produto possuirá, mesmo que pouco, Gordura Trans.


http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/gordura-trans-471120.shtml - Acessado 14/09 ás 10:07hs

bottom of page