top of page

Os Perigos do Sal

HIPERTENSÃO ARTERIAL, INCHAÇO, GANHO DE PESO, PEDRA NOS RINS, CELULITE, OSTEOPOROSE


Provavelmente você ingere sal em excesso e pode ter esses problemas acima citados e muito mais


Todo mundo ja sabe que o sal traz inúmeros prejuízos ao nosso corpo. Além de aumentar a pressão arterial, ele ainda pode contribuir para o ganho de peso, pedra nos rins e até CÂNCER.


Para que você tenha uma idéia, a quantidade de sódio (sal) que o nosso corpo necessita diariamente varia entre 1.100 a 3300 mg o que equivale a apenas 0,5 a 1,5 colher de chá por dia, porém, esta quantidade ja está presente nos alimentos que comemos sem a necessidade de adicionar sal.


Você precisa ficar atento aos rótulos de alimentos industrializados que voce compra. Alguns produtos possuem altos teores de sódio. Por exemplo: apenas uma unidade de macarrão instantâneo possui 1.951mg de sódio, ou seja, com apenas um macarrão instanatneo você pode ultrapassar sua ingestão recomendada de sódio

 

Apenas pelo fato de adicionarmos sal aos alimentos ja ultrapassamos os valores recomendados. As pessoas que colocam sal em excesso na comida então correm grande risco de adiquirir muitas doençar.
 

O sódio em demasia é um dos principais fatores da pressão alta, condição que atinge cerca de 30 milhões de brasileiros e que, se não for tratada, causa infartos e derrames.
 

O excesso do sódio também colabora com o aparecimento de pedra nos rins, osteoporose e ganho de peso.
 

O sódio causa retenção de líquido o que causa aquele inchaço que tanta incomoda a aparência. esse inchaço contribui para o aparecimento de celulite.
 

O endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo diz: "Além disso, indivíduos que exageram em itens cheios de sódio tendem a ter mais sede e, hoje em dia, costumam apelar para bebidas muito calóricas"
 

Suspeita-se também que a ingestão exacerbada desta substância contribui para o aparecimento de tumores, principalmente no sistema digestivo. Uma investigação capitaneada pela Universidade do Porto, em Portugal, revelou que pacientes com câncer de estômago apresentavam um consumo de sal superior ao mensurado em pessoas livres da doença.

bottom of page