top of page

Salto alto: o inimigo da sua coluna

“Quando se usa sapatos de salto alto, a mulher força a coluna e muda o eixo de gravidade para frente, diminuindo a base de apoio para os dedos dos pés – o chamado antepé formado pelo conjunto de ossos do metatarso –o que pode causar o encurtamento nos músculos da panturrilha (batata da perna) e da cadeia lombar (nas costas)”, diz a especialista que é coordenadora do Serviço de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês.
 

Com o tempo também podem surgir problemas no joelho, causados pela ação de frear para manter o equilíbrio, e quadril, que afetam a marcha (o ritmo do andar) podendo gerar desequilíbrio e causando quedas. “Os riscos de entorse usando o salto são muito maiores. O tornozelo sofre bastante e pode até mesmo haver problemas mais graves” e as dores chegam a incomodar muito.

"FAZER ALONGAMENTOS PODEM AJUDAR A DIMINUIR AS DORES E OS DESCONFORTOS"

“A primeira coisa é diminuir ao máximo o uso de saltos com mais de quatro centímetros de altura. Até essa altura, o risco de problemas de coluna é menor. É importante também alternar o uso de sapatos “rasteiros” e confortáveis para não acostumar a musculatura”
“Alongamentos nos menbros inferiores e massagens nos pés e pernas podem ter efeitos muito positivo associando também à atividades físicas, mas lembre-se sempre sob orientação de um profissional de Educação Física porque qualidade de vida esta em Primeiro Lugar”

bottom of page