top of page

Suco de Laranja

Você toma? Deveria tomar! Além do importantíssimo Ácido Ascórbico (Vitamina C).
 

O suco de laranja é capaz de prevenir a hipertensão arterial, reduzir o colesterol sérico e até prevenir problemas de aterosclerose.
 

Todo mundo conhece os grandes benefícios da Vitamina C, mas, além desta substância, o suco de laranja também possui algumas substâncias chamadas flavonóides que são importantes antioxidantes.
 

Estudos atuais têm mostrado que os flavonóides podem retardar ou prevenir as doenças ateroscleróticas devido à atividade antioxidante sobre as Lipoproteínas de Baixa Densidade (LDL) e consequente ação inibidora na formação da placa ateromatosa.
 

Outro estudo relatou a associação dos flavonóides cítricos ou flavanonas com redução do risco de Doença Arterial Coronariana (DAC), redução do colesterol sanguíneo, inibição da oxidação da LDL e ácidos graxos e ainda redução da agregação plaquetária.
 

Além disso, os flavonóides cítricos promoveram redução da biossíntese de colesterol hepático, pela inibição da atividade da HMG CoA redutase.
 

O consumo diário de suco de laranja é capaz de atuar na redução da pressão arterial e na redução do colesterol.
 

A vitamina C também foi associada com menores níveis de pressão arterial sistêmica em homens adultos que consumiam regularmente suco de laranja. Outro estudo sugeriu ainda que a ação sinérgica da vitamina C com os flavonóides presentes no suco cítrico promoveram o relaxamento vascular proporcionando a manutenção e o equilíbrio da pressão arterial.
 

A análise dos lípides e das lipoproteínas sanguíneos mostrou que após o consumo de 750mL/dia de suco de laranja houve uma redução significativa de 11,0% do colesterol total e de 15,0% do LDL-C nos homens. Para as mulheres, após o consumo do suco de laranja, foi verificada redução de 10,0% para o colesterol total e 15,0% para o LDL-C.

CESAR, Thais Borges; RODRIGUES, Layane Urzedo; ARAUJO, Milena Salomão Peres de and APTEKMANN, Nancy Preising.Suco de laranja reduz o colesterol em indivíduos normolipidêmicos. Rev. Nutr. [online]. 2010, vol.23, n.5, pp. 779-789. ISSN 1415-5273.

bottom of page