top of page
  • Foto do escritorSaulo Bezerra

Xadrez para a vida

Como um princípio do jogo de xadrez pode te ajudar a trabalhar melhor sob pressão


Regra do jogador de xadrez ajuda a fortalecer a inteligência emocional para tomar melhores decisões



Ao observar alguém tomando decisões, já lhe ocorreu que você teria feito diferente e se pegou pensando “como fez essa escolha tão ruim?”? O autor Justin Bariso relembrou, em texto para o Inc., dos dias em que jogava xadrez, em Nova York, e discordava das jogadas de outras pessoas, muitas vezes mais experientes do que ele, para trazer um ensinamento: é mais fácil perceber possíveis erros quando não estamos sob pressão ou envolvidos com as decisões.

Ele se refere à situação como “regra do jogador de xadrez”. Como não estamos emocionalmente conectados ao jogo, não sentimos o estresse gerado pelo aumento na pressão durante as partidas. A regra é fundamentada nos princípios da inteligência emocional e pode ser replicada para os negócios e para a vida pessoal.


O que é?

A premissa é simples: quando você está passando por uma situação emocionalmente intensa, sua perspectiva será drasticamente diferente do que se não estivesse envolvido.

A regra é baseada em um princípio conhecido como lacuna de perspectiva, que significa que costumamos julgar mal como reagiremos (ou já reagimos) ao enfrentar circunstâncias intensas.

Reconhecer a regra é apenas o primeiro passo e ela pode ser usada para fazer duas coisas importantes:


Demonstrar mais empatia

Por causa da lacuna de perspectiva, quando vemos alguém cometer um grande erro, costumamos julgar a pessoa porque faríamos diferente. Podemos até menosprezar o sofrimento da experiência, pensando que já passamos por isso e servirá de aprendizado. Porém, pensar assim não ajuda quem está sofrendo, nem ajuda o relacionamento entre vocês. Mesmo que você não diga o que está pensando, sua opinião será transmitida naturalmente pela forma como agirá, o que poderá criar ou aprofundar uma rixa.

A regra do jogador de xadrez permite que você entenda que, se passasse por situações similares, também poderia cometer os mesmos erros. Assim, sua perspectiva mudará para uma atitude mais empática: “Isso é difícil. Como posso te ajudar?”.

Quando a sua postura muda e você deixa de julgar para focar esforços em auxiliar, você constrói uma ponte ao invés de afastar o outro — o que fortalece relacionamentos.


Performar melhor sob pressão

Jogadores de xadrez só se tornam excelentes com muito treino. Além de jogarem com grandes oponentes, eles também treinam a mente, imaginando possíveis cenários que podem encontrar e como lidar com eles.

Ao praticar os mesmos movimentos várias vezes, os jogadores desenvolvem hábitos e processos que podem repetir sem esforços. Assim, o jogo fica mais rápido em suas mentes e eles conseguem pensar em muitas jogadas com antecedência, raramente encontrando situações para as quais não estejam preparados.

Você pode fazer o mesmo com suas emoções. Como um mestre de xadrez, você pode treinar suas respostas emocionais para criar hábitos mais saudáveis para quando estiver sob pressão, evitando entrar em pânico. Assim, tomará melhores decisões.

A regra do jogador de xadrez é uma ótima lembrança de que todos cometem erros. E ela o ajudará a reduzir a recorrência dos seus.

20 visualizações0 comentário
bottom of page